segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Prólogo

Enfim inicia-se a série que relata (parte d)a minha experiência em um retiro de meditação Vipassana, em dezembro de 2008. Fazem-se necessárias algumas explicações.

Tudo começou quando recebi o link do blog do Sebastian, aonde ele fez um diário de sua experiência no curso, lá em Barcelona. Sebastian treinava karate no dojo de Shorin Ryu que comecei a frequentar em 2002. Comecei a ler aquele diário e achei tudo muito doido, fiquei alucinada pra fazer o retiro, mas bolada com as exigências e a disciplina.

Vipassana é uma das mais antigas técnicas de meditação da Índia. Esteve perdida durante séculos, sendo redescoberta por Gótama, o Buda, há mais de 2.500 anos. Significa "ver as coisas como elas realmente são", num processo de autopurificação através da auto-observação. Começa-se observando a respiração natural, a fim de se concentrar a mente. Com a plena atenção aguçada, se segue a observação da natureza mutável do corpo e da mente e experimentando as verdades universais da impermanência, do sofrimento e da falta de substância do ego. Não há relação com nenhuma religião organizada ou sectarismo, podendo ser praticada livremente por todos sem criar conflitos devido à raça, comunidade ou religião a que se pertença, sendo igualmente benéfico para todos e cada um.

O curso é dado em diversos centros de meditação espalhados pelo mundo. A técnica é ensinada em retiros de dez dias, durante os quais os participantes seguem o Código de Disciplina recomendado, que inclui o Nobre Silêncio (não falar exceto no último dia), abster-se de matar qualquer ser (incluindo mosquitos, formigas e outros que você nem prestava atenção quando matava, simplesmente esmagava), abster-se de roubar, abster-se de toda atividade sexual, abster-se de mentir, abster-se de todo tipo de intoxicantes.

O silêncio por dez dias, que assusta muita gente, não chegava a ser uma dificuldade pra mim, gosto mais de observar do que de falar e gosto da minha própria companhia. O que me preocupava eram as dez horas de meditação por dia, em períodos de uma hora. Eu nunca havia meditado por uma hora, irc...!

Entrei então numa lista de espera para o retiro em Dhamma Santi, o centro de Vipassana em Miguel Pereira, em dezembro de 2008 e, quando recebi um email avisando da disponibilidade da vaga, gelei. Este foi o primeiro momento (entre muuuuitos outros) em que pensei em desistir do curso. Mas respondi e fui, meio sem saber como aquilo iria me afetar, mas de alguma forma sabendo que era algo que eu tinha que fazer, que iria me ajudar no karate e em tantas outras coisas, que tinha tudo a ver com a minha busca.

Contato no Rio de Janeiro:
Dhamma Santi 21-2468-1188
Rua Almirante Alexandrino 3051, Santa Teresa (somente correspondência)
Retiros em Miguel Pereira
info@santi.dhamma.org
www.dhamma.org/en/schedules/schsanti.shtml

Acompanhe esta saga nos posts já publicados:
Dia 00
Dia 01
Dia 02
Dia 03
Parêntesis
Dia 04
Dia 05
Dia 06
Dia 07
Dia 08
Dia 09
Dia 10

Foto Dhamma Santi: http://www.flickr.com/photos/44124421254@N01/3255684522
Texto parágrafo sobre Vipassana: http://www.dhamma.org/pt/code.shtml

Um comentário:

Anônimo disse...

Descobri xeretando no Facebook que você começou a escrever sua experiência também. Genial!
Adorei o banner!

Blog Widget by LinkWithin