quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Trajetória de uma plantinha

Já que isso aqui virou um saco de gatos deixa eu falar de um projeto muito particular...

Outro dia me deparei num supermercado com uma coisa mais ou menos parecida com essa foto aí do lado (ilustrativa). Creio tratar-se de uma avenca, me parece uma espécie de samambaia, mas enfim, melhor deixar isso pros especialistas. O fato é que me apaixonei por esta coisinha estranha e comprei feliz da vida (por sinal a que comprei era bem mais bonita que essa aí, viu?).

Pois no hall de minhas idéias brilhantes cismei de colocá-la pendurada no alto perto da janela. Resultado: não conseguia enxergar a terra para fazer a rega adequada (ver se estava seca ou enxarcada). Bem, rega na vida de uma planta é tudo. Dizem que mais plantas morrem por afogamento do que por falta de água. Pois esta creio que foi da parte das excessões. A bichinha foi secando, secando, até que virou um tufão marrom praticamente sem vida.

Momento deprê

Fiquei desolada. Fico triste em comprar uma planta e terminar por matá-la. Fico com a sensação de que ela teria sido amis feliz se não estivesse comigo, enfim, assunto para análise posterior...

Eu estava quase jogando o tufo fora quando comecei a ler um dos novos blog favoritos, a Casa Claridade (em breve na seção Favoritos...). Pois a Hazel, a blogueira, tem mania de catar plantas que as pessoas deixam no lixo e cuidar. Ela cuida tão bem que dali a um tempo as plantas ficam um espetáculo, incrível! Ela um dia até fez uma analogia que me comoveu muito, de como isso também ocorre com as pessoas, aonde muitos vêem um caso perdido, se houver carinho e atenção o suficiente a história pode ser diferente...

At first I was afraid...

Pois foi com uma certeza íntima de que conseguiria recuperar o tufo que não joguei fora. Podei o quanto consegui até ficar com um tufinho, que tirei do penduricalho e coloquei na janela, e todos os dias comecei a regar, checando a terra, cuidando para não afogar nem para regar de menos. A outras plantas ficaram mega enciumadas, o tufinho virou o centro das atenções. Coloquei até umas pedrinhas pra alegrar a aparência do vasinho.

Tcha-raaaannnn!!!!!!!

Para minha total alegria o tufo deu sinal de vida e do meio do emaranhado brotou um galhinho. Continuei a cuidar e agora tenho diversos galhinhos, vejam o estado atual de tufinho... Vou prosseguir e espero em algum tempo fazer o update de tufinho transformado em mini-arbusto, aguardem :)

3 comentários:

Cara Estranho disse...

Adorei a história do tufinho!

Eu já recuperei algumas plantinhas também. É muito legal ver brotar vida no meio da coisa marrom! :)

Aliás, acabei de me mudar, não sei se disse. E no apê novo bate mais sol! Resultado, um canteiro que estava vazio no canto da casa antiga, começou a apresentar uma fauna que eu não imaginava! Eu já tinha jogado várias sementes ali e elas nunca brotaram! Agora estou super curioso para saber o que são os brotinhos que surgiram no velho canteiro! rsrs...

Barbara Hansen disse...

Tadinha! Se fosse comigo, ela morreria por encharcamento, hahahah...
Agosra tô cismada com o bambu. O Sheik disse que estão brotando folhinhas, mas não vi nada disso. Queria um lindo bambu cheio de folhinhas crescendo pra cima e pros lados, mas ele não dá o menor sinal de que vai deixar nascer mais folhas no outros nós. O homem da floricultura disse que o mundo dos bambus é um mistério até pra ele. Fazer o q? Quero novas folhinhas bambuzais!

Hazel Evangelista disse...

Ahhhh que linda história!!
E as avencas são plantas LINDAS.
E precisam de muita água, sim. Têm que ter a terra sempre húmida.

Obrigada pela generosa referência à Casa Claridade. Fiquei muito feliz por te ter inspirado a não deitar fora a plantinha.

Beijos mágicos!

Blog Widget by LinkWithin