sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Converse com seu gato

Prepare-se para um post lunático, pois aqui recomendo, sim: converse com seu gato! Calma, não estou aqui para defender o velho "os bichos entendem...". Não acredito que os animais de fato entendam palavra por palavra do que estamos falando, oras. Mas digo, por experiência, que é possível estabelecer uma comunicação razoável com os bichanos (tem gente que até treina gatos, mas haja paciência, já tentei e é o cão!). Então, voltando à realidade de pessoas ocupadas sem muito tempo para se dedicar a uma complexa comunicação com seus companheiros felinos, o que vejo é que eles se "acostumam" com sua voz e tom de voz, e reagem a isso.

"Ok, posso falar com os bichanos, mas já que eles não me entendem, o QUE falar?" Bem, aí entra a parte lunática. Fale o que der na telha, mas fale. Saca Shirley Valentine? A doidinha falava com as paredes, bem, então você tá mais que no lucro, ao menos fala com um ser vivo! Então, não se acanhe, querida leitora, solte o verbo!

Jura?!?!?!?

Horus era um gato anti-social. Apesar de ser o filhote da casa (e portanto muito cute-cute e solcitado) ele vivia fugindo e não dava a menor bola pra ninguém. Pois sua mamãe, a Mel, sempre vinha me "cumprimentar" toda afável e às vezes soltava um miado, ao que eu respondia com um afago e um "Bom dia", ou "Oieeee...". Nisso a Memé (Mel) respondia de volta, se esfregava mais ainda e eu respondia novamente. Às vezes conversávamos por horas, quase sempre terminando com ela se jogando no chão e colocando sua (enorme) barriga para cima.

Pois bem, Loluxo (Horus) sempre assistiu à cena com a maior cara de tacho, e como sempre fica com inveja de tudo o que a Mel faz, começou a se meter na conversa. Eu dei a maior corda, comecei a conversar com ele também e hoje posso dizer: o bichinho me a-m-a! Quando chego perto ele dá logo um pinote e vem falar comigo, miando e tagarelando. A coisa evoluiu tanto que ele quando quer falar comigo chega discretamente e me toca com a patinha, assim, na maior educação.

Resultados

Atualmente tanto Mel quanto Horus atendem a uma série de chamados, seja para sair de algum lugar, para entrar em algum lugar, para deitar/sentar em algum lugar. Isso quando não estão de mau humor, claro, mas é raro não ouvirem e também não queremos que deixem de agir como gatos de vez em quando :)

Como???????

Básico: use um tom de voz feliz e agudo sempre que o bichinho fizer o que você pede (diga parabéééééns, muito beeeeemmm...) e faça muito carinho e chamego no bichinho. Quando ele fizer alguma malvadeza ou travessura repreenda-o com tom de voz grave (diga ai,ai,ai, feeeiiiooooo, biiichu malvaaaaaduuuuu...) e JAMAIS o afague ou dê abracinhos nessa hora. O bichinho vai associar geral, demora um pouco mas é moleza, acredite.

Efeitos colaterais

Além de acharem que você é doidinho de pedra, pode haver ocorrência de palavras e nomes novos (e bastante estranhos...). Por aqui, de tanta tagarelice nosso querido Horus agora tem uns 93828402 nomes, segundo a evolução: Horus, Horuxinho, Loluxinho, Loluxo, Luxo, Luxinho, Xuxuco, Xuco, Xuquinho, Xuxuquinho e o mais recente, Quinho (??!?!!?!?!).

4 comentários:

Anônimo disse...

Meu gato é Patrick, mas eu só chamava ele de Sméagol, pelos olhos azuis gigantescos. Depois evoluiu pra Esmigolito, Miguel, Miguelito...

Minha irmã fazia uma voz de marmota gripada que deixava ele doidinho!

Empresária neuróticA [DeSiGnEr] disse...

Adorei Esmigolito, hahah E essa marmota gripada tinha que ir pro Youtube!

Cara Estranho disse...

Olha, vou ter que confessar que já fui além com os meus gatos! Uma vez fui brincar com eles e me abaixei no chão e comecei a miar... o bichano enlouqueceu! Se arrepiou todo e saiu correndo! Claro que me deu dó. Mas foi engraçado e confirma sua teoria. Eles entendem de algum jeito!

Lady Metal disse...

O gato dos pais do meu namorado me odeia...é porque geralmente quando estou de visita, me aboleto nos lugares favoritos dele. Teve uma manhã que ele estava deitado em uma cadeira e eu falei para ele: você, fora! Ele me respondeu miando (pode apostar que era me xingando) e saiu... ele ficou dias fora, só voltou para casa quando teve certeza absoluta que eu não estava lá!

Blog Widget by LinkWithin