quarta-feira, 5 de maio de 2010

Ovos com espinafre é uma ova!

Para que eu não fique repetitiva e que a leitora entenda melhor este post, recomendo a prévia leitura destes dois:

De volta à malvadinha...
Acheeeeiii!!!! Substituto vegetariano para o carpaccio de carne! Será??!?!?

A refeição da vez é:: "2 ovos cozidos e espinafre à vontade". Nada animador para o almoço do seu primeiro dia de dieta...

A substituição:: 2 ovos mexidos com cebolinha e salsa, brócolis com molho de gergelim, gengibre, azeite e shoyu light.

A receita: Para os ovos mexidos, refogue com 2 cl chá de óleo 3 talos de cebolinha finamente picados e um pouco de pimenta-do-reino moída na hora. Utilize o talo inteiro, incluindo a parte branca, retire somente as raízes. Quando a cebolinha ficar transparente adicione os dois ovos, um pouco de sal e vá mexendo somente as claras em fogo médio. Quando as claras estiverem quase duras estoure as gemas e mexa mais. Procure não esfarelar muito o ovo para que tenha pedaços médios inteiros, dando o ponto que preferir (prefiro que não fiquem muito passados). Sirva com salsinha picada finamente (cerca de 2 cl chá).

Para o brócolis, pique um brócolis americano pequeno em pedaços médios. Ferva água em uma panela média com um pouco de sal e coloque o brócolis somente após ter levantado fervura. Mexa de vez em quando, espetando o brócolis até que fique al dente. Retire da panela, escorra e coloque o brócolis num recipiente com água gelada (deve conter gelo mesmo). Mexa por um minuto, escorra novamente e pique agora o brócolis americano em pedaços do tamanho de uma mordida.

Para o molho do brócolis torre 2 cl chá de gergelim e macere um pouco, não triture muito pois pode virar uma pasta. Junte 1 cl sopa de shoyu light, 1 cl de sopa de azeite extra virgem, 1 pedacinho de gengibre ralado. Mexa bem até incorporar tudo.

Obs 1.: usei este mesmo molho com vagens cozidas e salpiquei cebolinha fresca picada, ficou ótimo também...

Obs 2.: Lembrar de usar menos salsinha no ovo e picar mais pequenina :)

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin