quarta-feira, 28 de abril de 2010

As cinco reflexões zen sobre a comida

Adorei estas cinco reflexões sobre a comida, identifiquei-me totalmente pois algumas eu já fazia, então ficam agora organizadas e documentadas :)

1 - Reflito sobre o trabalho que trouxe essa comida perante mim; permita ver de onde vem essa comida.
2 - Reflito sobre minhas imperfeições, e se mereço essa oferenda de comida.
3 - Permita que eu mantenha minha mente livre de preferências e da gula.
4 - Aceito essa comida como um remédio eficaz para manter meu corpo com boa saúde.
5 - Aceito essa comida para que eu possa executar minha tarefa de esclarecimento.


É importante pensarmos na origem da nossa comida, algumas ações simples como preferir fornecedores locais têm impacto positivo para o ambiente. É bom também ficarmos atentos ao que estamos ingerindo e seus efeitos no organismo, pensando na comida como remédio.

As reflexões vi no livro "Mulheres japonesas não envelhecem nem engordam"
(Ed. Rocco), que, apesar do apelo auto-ajuda básico, é bem interessante pois traz receitas da culinária tradicional japonesa (nada dos rolls fritos que se popularizaram no ocidente), além de dar uma pincelada na história da comida no Japão e da relação de seu povo com essa comida. "O zen na cozinha" da foto não li, está na wishlist e se alguém leu pode deixar aqui sua recomendação ou não-recomendação!

3 comentários:

Barbara Hansen disse...

Devia ter: reflito sobre a grana absurda que gastei para adquirir esse alimento orgãnico que custa o peso do ouro.

Barbara Hansen disse...

E também: reflito sobre o trabalho surreal que me deu fazer esse prato trabalhoso, logo, vou consumi-lo com muito amor e não sairei nunca mais da dieta só ao lembrar deste momento.

Barbara Hansen disse...

Ah, e claro: reflito sobre o quanto seria mais gostoso tomar uma cerveja com uma pizza, e não faço isso pois me amo muito, não quero parecer um leitão e pq os japoneses são o povo com o menor índice de câncer no mundo.

Ou seja, dedico meu sacrifício aos deuses e comerei feliz hoje a alfacinha e a alga orgânicas e muito caras, pois senão aprenderei que tudo é efêmero e que amanhã estarei sem dinheiro e com as alfacinhas e algas estragadas.

Blog Widget by LinkWithin