quarta-feira, 28 de abril de 2010

As cinco reflexões zen sobre a comida

Adorei estas cinco reflexões sobre a comida, identifiquei-me totalmente pois algumas eu já fazia, então ficam agora organizadas e documentadas :)

1 - Reflito sobre o trabalho que trouxe essa comida perante mim; permita ver de onde vem essa comida.
2 - Reflito sobre minhas imperfeições, e se mereço essa oferenda de comida.
3 - Permita que eu mantenha minha mente livre de preferências e da gula.
4 - Aceito essa comida como um remédio eficaz para manter meu corpo com boa saúde.
5 - Aceito essa comida para que eu possa executar minha tarefa de esclarecimento.


É importante pensarmos na origem da nossa comida, algumas ações simples como preferir fornecedores locais têm impacto positivo para o ambiente. É bom também ficarmos atentos ao que estamos ingerindo e seus efeitos no organismo, pensando na comida como remédio.

As reflexões vi no livro "Mulheres japonesas não envelhecem nem engordam"
(Ed. Rocco), que, apesar do apelo auto-ajuda básico, é bem interessante pois traz receitas da culinária tradicional japonesa (nada dos rolls fritos que se popularizaram no ocidente), além de dar uma pincelada na história da comida no Japão e da relação de seu povo com essa comida. "O zen na cozinha" da foto não li, está na wishlist e se alguém leu pode deixar aqui sua recomendação ou não-recomendação!

quinta-feira, 15 de abril de 2010

De volta à malvadinha...

Desde segunda-feira esta empresária está mau-humorada, ranzinza, ranhenta, malcriada e.... de dieta!

Pois nem tudo é fome nestes tempos difíceis. Depois de fazer umas 9948732827 vezes o raio da dieta da USP, velha conhecida dos que acompanham este blog, comecei a (tentar) dar uma de chef e encarar cada refeição com elementos pré-estabelecidos como um novo desafio culinário em que devo inventar um prato diferente com os poucos ingredientes permitidos.

Isto proporcionou alguns episódios tristes, como no primeiro dia em que temperando os dois ovos derramei muita páprica e sem tempo ou disposição de refazer todo o processo tive que comer os pobres intragáveis.

Outros episódios foram mais felizes, como este aqui. Inspirada pelo relato de minha mãe que em determinada festa degustou uma salada de frutas em que os ingredientes eram cortados em cubinhos microscópicos, resolvi testar a técnica no dia 2 da dieta. Almoço: um bife, salada verde e frutas à vontade. Vejam como ficaram meu abacaxi, melão e blueberries. A dieta pode ser menos infeliz se você empenhar um mínimo de dedicação e se mimar um pouco :)

domingo, 11 de abril de 2010

A gente é pobre, mas é limpinho.



Muitas vezes queremos fazer coisas legais e românticas, mas não temos fluxo de caixa para tal (empresário não fica sem dinheiro, fica sem fluxo de caixa). Tomados de uma imensa vontade de comer os maravilhosos crepes de trigo sarraceno do Le Blè Noir (R. Xavier da Silveira, 19, Copacabana), quebramos o cofrinho e verificamos que a maré não estava para crepe. Quanta decepção!

Bem, sempre digo que dois fatores são as forças que movem a humanidade:

1) A preguiça. Muitos gênios tiveram idéias brilhantes a partir da certeza de que há um jeito mais fácil, rápido e indolor de realizar uma determinada tarefa ou de solucionar um problema.

2) As contas. Elas são implacáveis, e a única coisa com que se pode contar nesta vida. O mundo pode estar acabando, um terremoto acontecendo, o King Kong destruindo sua cidade, mas elas estarão lá te esperando, implacavelmente, na caixa de correio.

Como criaturas que têm contas a pagar, e que são deveras preguiçosas, ficamos imaginando um jeito de comer os crepes sem ter que ir até o restaurante, nem gastar uma fortuna. Em dez minutos, solução encontrada. Tempo total dispensado (entre supemercado, preparo, degustação, etc.): 1 hora e pouco.

Ingredientes:

massa pré-pronta de panqueca
amêndoas já fatiadas (torradas no forno ou na panela com manteiga, sal e pimenta - cuidado para não queimá-las)
1 queijo brie
manteiga para untar uma frigideira anti-aderante e fritar as amêndoas
sorvete (chocolate ou leite)
1 pote de nutella
mel
sal marinho

Massa básica do crepe fake

Unte a frigideira e a deixe bem aquecida. No fogo algo, coloque a massa de panqueca. e preste bastante atenção: quando ela começar a ficar crocante, vire-a, coloque o recheio e dobre ao meio (a massa, claro). Deixe dourar bem os dois lados, de forma que a massa fique crocante e o recheio, derretido.

Crepe de brie, mel e amêndoas torradas

Recheie o crepe com 1/3 do brie e uma pitada de sal marinho. Ao retirá-lo, pincele mel na parte superior e salpique as amêndoas. Um vinho tinto acompanha bem.

Crepe de nutella, amêndoas torradas e sorvete

Recheie o crepe com 1 colher de sobremesa de nutella. Já no prato, coloque sobre ele o sorvete e as amêndoas.
Na creperia, o recheio é de morangos com nutella, mas não achamos morangos, então...

OBS - As massas são discos pequenos, por isso, o crepe é individual. Ah, e descobri, para minha grande glória, que dá pra fazer no grill George Foreman (tenho mania!).

Foto: http://www.fecomercio-rj.org.br/publique/media/cnxambiente-gente-Le-Ble-Noir.jpg
Blog Widget by LinkWithin